IGARASSU
domingo, 16 de outubro de 2016
ATELIER ROBERTO VITAL
O ATELIER ROBERTO VITAL É UM LUGAR ENCANTADOR, UM PEDACINHO DE IGARASSU QUE PRECISA SER VISITADO POR TODOS, UM ESPAÇO QUE INTERAGE A ARTE COM A NATUREZA. Simplesmente deslumbrante, o visitante é recebido com a beleza das flores. Fernando Melo - Igarassu.
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
IGARASSU CONTINUA DERRUBANDO AS ÁRVORES
A PREFEITURA DE IGARASSU CONTINUA DERRUBANDO AS POUCAS ÁRVORES EXISTENTES NAS RUAS DA CIDADE. até quando o meio ambiente vai ser tratado dessa forma. Uma gestão que destrói o verde.
sábado, 4 de junho de 2016
A CAÇA PREDATÓRIA DO GUAIAMUM
Cada vez mais encontramos nas feiras livres e mercados públicos, guaiamuns muito pequenos postos à venda. A principal causa da captura predatória são as armadilhas colocadas pela população nas tocas desses crustáceos, que estão sendo retirados do seu habitat ainda filhotes. As autoridades ambientais precisam tomar uma providencia. Fernando Melo - Igarassu.
segunda-feira, 28 de março de 2016
IGARASSU TEM UBAIA
Típica da Mata Atlântica, a uvaia é conhecida como uma fruta do mato. Seu sabor é intenso, assim como seu perfume. O sabor, apesar de intenso, pode não agradar a todos por ser azedo – e desse fato que surgiu seu nome ubaia, que em tupi significa fruto azedo. A fruta é amarela, arredondada e possui duas sementes de aproximadamente quatro centímetros de diâmetro. A ubaia é rica em vitamina A e C, combatendo desta forma os radicais livres e, consequentemente o envelhecimento celular. Portanto em Igarassu a Uvaia é chamada de Ubaia, e estamos na safra dessa fruta deliciosa. Fernando Melo - Igarassu.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
ÁRVORES CORTADAS NO SÍTIO HISTÓRICO DE IGARASSU.
Na manhã desta quinta-feira (18) recebi diversas mensagens de moradores da cidade relatando a derrubada de várias árvores nos arredores do Banco Santander, situado na praça São Sebastião, Sitio Histórico de Igarassu.
Em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fui informado que a gerencia do referido banco solicitou a remoção de uma única árvore, um fruta pão localizado no estacionamento público ao lado do Centro de Artes de Igarassu, que segundo informações ameaçava tombar para cima dos clientes do banco.
A secretaria emitiu parecer favorável para retirada da árvore, em compensação do plantio de uma outra espécie de árvore que não causa-se risco a população.
Entretanto foi constatado que outras árvores localizadas numa área pública entre o Banco Santander e a Creche Tia Jane haviam sido derrubadas sem autorização, caracterizando uma retirada ilegal. Vale salientar que no local existe um oitizeiro, árvore nativa do Brasil, que sofreu uma poda irregular.
Em conversa com cidadãos que circulam diariamente pelo Sitio Histórico de Igarassu, relataram que esta semana houve outras árvores cortadas na cidade. Constatamos que assim que as árvores são derrubadas, um caminhão sem identificação retira toda a madeira do local, com um destino desconhecido. Estou em busca de novas informações para saber por que estão retirando tantas árvores em nossa cidade.
Carta do leitor Fernando Melo de Igarassu
sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
IGARASSU: uma cidade sustentável.
A foto é meramente ilustrativa, mas representa bem um modelo de cidade em que as pessoas vivam com qualidade de vida. As vias públicas com ciclovia, as árvores preservadas, Coleta seletiva dos resíduos, os rios livre da poluição, educação e saúde como prioridade, entre outros benefícios. O cidadão num ambiente saudável, livre da corrupção e da maldade, será que é pedir demais? Tudo isso se torna possível quando deixamos de lado os nossos projetos pessoais e passamos a trabalhar pela coletividade, não visando os benefícios próprios. Penso que Igarassu pode construir um futuro melhor, agora depende de nossas atitudes. Fernando Melo - Igarassu / PE
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
PERÍODO DE REPRODUÇÃO DO CARANGUEJO COMEÇA AGORA EM JANEIRO
A caça, o transporte, o armazenamento e a comercialização de caranguejo vem sendo proibida de janeiro a abril deste ano, em diversas cidades brasileiras, porque o crustáceo está em período de reprodução e não podem ser retirados do manguezal.
A andada é o nome dado ao período reprodutivo do caranguejo-uçá, no qual os machos e fêmeas saem de suas galerias(tocas) para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis a pesca predatória.
As pessoas conscientes podem colaborar com a preservação da espécie, não consumindo caranguejo neste período e denunciando o comercio nas feiras livres e estabelecimentos comerciais. IBAMA: 0800-618080. Fernando Melo – Igarassu / PE
Assinar:
Postagens (Atom)