IGARASSU

IGARASSU
Foto: Fernando Melo

sábado, 27 de junho de 2015

Agenda 21 de Igarassu celebra Semana do Meio Ambiente

No último dia 05, integrantes da Agenda 21 de Igarassu tiveram encontro com estudantes da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COMVIDA, do Colégio Estadual João Pessoa Guerra, de Igarassu. Na pauta, a articuladora da Agenda 21, Genilse Gonçalves, apresentou palestra sobre Ações Sustentáveis na Escola. O evento aconteceu no auditório da instituição, pela manhã e serviu para marcar a Semana do Meio Ambiente.
A COMVIDA já é fruto do resultado positivo do envolvimento da Agenda 21 com os estudantes. Ela foi criada em 2013 e trabalha políticas voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade. De acordo com o professor de História Fernando Melo, a Comissão trouxe também o envolvimento do alunado para discutir práticas e soluções sobre o assunto. “Ano passado a COMVIDA realizou uma feira de conhecimento aplicando práticas sustentáveis”, explicou.
A estudante Emile é um bom exemplo desse envolvimento, que mistura criatividade e aproveitamento de resíduos, como reutilizar caixas de leite longa vida para fazer bolsas ou garrafas longneck para taças. “Faço cada bolsa que ninguém acredita que são de caixas de leite”, acrescenta a estudante. No final do encontro, foi proposto aos estudantes a realização de uma mostra de produtos voltada para o consumo sustentável.
Fonte: Jornal do Grande Recife

domingo, 21 de junho de 2015

CAÇA DE ANIMAIS SILVESTRES EM MONJOPE




Estivemos circulando neste sábado(20) pela comunidade de Monjope, em Igarassu, e nos deparamos com varias situações de agressão ao meio ambiente. Animais silvestres são capturados com frequência na localidade, devido a ausência de fiscalização. Segundo alguns moradores, caçadores são vistos diariamente carregando camaleão, teju, tatu, cutia, preguiças e outros animais. Até quando cenas como essas vai acontecer em nossa cidade. O município de Igarassu estar desprovido de uma politica ambiental que garanta a preservação da fauna da região. Fernando Melo - Igarassu / PE

domingo, 14 de junho de 2015

COMERCIO DE AVES SILVESTRES


O comercio de pássaros silvestres continua acontecendo nas feiras livres de algumas cidades pernambucanas. As aves são retiradas ainda filhotes do seu habitat natural para serem comercializadas de forma ilegal, e por isso uma enorme quantidade morrem durante o transporte e o confinamento. As pessoas que compram aves silvestres também são responsáveis pela destruição da fauna brasileira e podem responder criminalmente por esse ato desumano. A criação e o comercio de aves silvestres é crime federal e deve ser denunciada as autoridades ambientais. Fernando Melo - Igarassu / PE
-- 

sábado, 6 de junho de 2015

Contaminação por esterco suspende captação de água de rio em Igarassu

A captação de águas do rio Pitanga, em Igarassu, foi interrompida depois que técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) constataram a contaminação do manancial. A poluição estava sendo causada por esterco de aves proveniente de uma granja. O curso d’água abastece os sistemas Botafogo e Alto do Céu, mas não é o único, o que possibilitou que os moradores da parte norte da Região Metropolitana do Recife (RMR) não tivessem o fornecimento suspenso.
Na manhã desta sexta-feira (5), o estabelecimento responsável pela contaminação, que fica nas proximidades da Estrada de Monjope, passou por uma vistoria feita por técnicos da Compesa, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma). Foi constatado que os resíduos deixados pelas aves ficavam a céu aberto, sendo facilmente levados pela chuva.
O gerente de produção da Compesa, Eures Oliveira, explica que, assim que a captação da água foi interrompida, foi necessário parar o processo de tratamento nas estações de Botafogo e Alto do Céu. “Continuamos captando em outros mananciais para não interromper o abastecimento, mas paramos de captar na estação elevatória de Monjope até descartar o volume contaminado. Esse processo levou entre três e quatro horas ontem [quinta-feira, 4]”, detalhou.
Além do dano causado ao meio ambiente, a granja também estava funcionando sem o licenciamento ambiental. O estabelecimento foi notificado a fazer a limpeza adequada do terreno e deve receber uma multa. Conforme a CPRH, o valor para a infração, considerada grave, deverá ser estipulado na próxima segunda-feira (8).
Fonte: Folha de Pernambuco

quinta-feira, 4 de junho de 2015

05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


"Como é tão linda e tão bela aquela acácia amarela que a minha casa tem, aquela casa direita, que é tão justa e perfeita, que eu mim sinto tão bem" Luiz Gonzaga.